Conta-se que, há muitos anos, um famoso artista do Oriente, cujas pinturas eram procuradas por empresários e milionários de todas as partes do mundo, recebeu um pedido para desenhar um pássaro raro de colecionador. Como aquele pássaro era muito bonito e ameaçado de extinção, o dono resolveu pagar a esse grande artista para imortalizar a imagem daquele lindo passarinho. Levou-o em uma gaiola e perguntou quanto tempo demoraria para o desenho ficar pronto. O artista não deu uma data precisa, mas, para espanto de todos, o artista demorou mais de um ano, e o desenho nunca ficava pronto.
Quando o dono do pássaro desistiu do desenho e, indignado pela demora, resolveu ir buscar seu precioso pássaro, o artista pediu que ele esperasse um pouquinho. Pegou uma folha e, em 20 minutos, terminou o desenho. Então, disse: “Precisei de um ano de observação diária para conseguir retratar este pássaro.”
O nome desse artista japonês é Hokusai, e nenhum artista oriental chegou ao seu grau de perfeição. Katsushika Hokusai (1760-1849), nasceu em Edo, sendo aparentemente filho de um artesão. Hokusai produziu notáveis gravuras durante a década de 1780, influenciado por Shigemasa e Kiyonaga, mas os seus primeiros trabalhos importantes foram efectuados, sob o nome Kako em meados da década seguinte. Em 1797 adoptou o nome Hokusai, e iniciou o seu primeiro período importante de produção de gravuras e livros.
Hokusai foi atraído por influências artísticas das mais diversas, que incluem a arte ocidental, que começava então a ser divulgada a partir do entreposto de Nagasaki, e chinesa. Estas influências tornam-no um artista cujo estilo se afasta do habitual Ukiyo-e, ao mesmo tempo que alarga a sua universalidade.
As suas maiores produções são os conjuntos de imagens de "Lugares Famosos de Edo", em 1800, os quinze livros de esboços publicados sob o título genérico de Manga a partir de 1814, e as duas séries de vistas do Monte Fuji, as "36 vistas do Monte Fuji" do início da década de 1830, e os três volumes das "Cem vistas do Monte Fuji", de 1834-35.
Veja agora algumas de suas obras.
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