Anuncie aqui!


O Filme Avatar (2009) é um épico de ficção científica com nove indicações ao Oscar. É um marco na história do cinema no século XXI com elementos de computação gráfica de arrebatar. Um divisor de águas no uso da tecnologia 3-D nos cinemas. Avatar bate todas as bilheterias. Pessoas morrem após exibição, crescem os casos de depressão pós Avatar. Sentem náuseas. É o efeito Avatar!

Mas a grandeza do filme fica apenas nos efeitos. Velhos clichês do imperialismo estão presentes nessa produção. Um homem branco é o héroi que vai comandar o povo de Pandora na luta contra a exploração de seu planeta. É o único capaz por possuir habilidades de uma civilização 'superior'. 

"No fim do século XIX e início do século XX, isso tinha um nome: white man's burden (fardo do homem branco). Ou seja, pensadores criaram a teoria de que o homem branco tinha que dominar o mundo para civilizá-lo, e para isso deveria usar “suas” capacidades, rejeitar as ideias sempre retrógradas “deles”. Por isso, lendas e crendices como as subliminares a Avatar podem ser bonitas e excitantes, mas trazem a falsidade de valores que sempre ameaçam a consciência. Como obra de arte, Avatar, por mais espetacular que pareça ser, em nada desperta a consciência para novos patamares. Logo, mesmo com a grandeza de cenários, seres voadores,etc., os espectadores desse filme jamais poderão sentir um impacto legítimo da quebra de paradigma para melhor; jamais descobrirão novas dimensões da consciência que é rebaixada não sei pra onde, pois em Avatar, com toda exuberância, só há uma repetição do óbvio, e com sofisticado disfarce garante que não há novos patamares a galgar". Palavras de Silvio Motta Costa, professor da rede pública em Campinas, SP.

Quando você assisti Avatar tem a sensação de que já viu a história em algum lugar. Então se você já assistiu Dança com Lobos (1990) ou o Último Samurai (2003) é disso que eu estou falando a mesma história em roupagem fictícia. 

Além disso a animação Delgo, a pior bilheteria de 2008 pretende acusar Avatar de plágio.

 
Vamos conferir as semelhanças!

 

Ou seria uma cópia dos quadrinhos Timespirits criado pela Marvel em 1985?



Vamos as semelhanças novamente



O roteiro de Avatar também é comparado com um clássico Disney: Poncahontas (1995)
Click no roteiro para  visualizar melhor



E pra fechar tive de concordar com Hitler



E o Oscar vai para? Meu voto vai para Guerra ao Terror (2009)... Que concorre em nove categorias.



0 comentários:

DESCRIÇÃO-AQUI.