Você já deve ter visto um desses quadros famosos. São as pinturas mais caras da história da arte representando várias épocas e contextos. Confira algumas obras. Leonardo Da vinci levou 7 anos para completar A última ceia.
O Nascimento de Vênus é uma pintura de Sandro Botticelli, encomendada por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici para a Villa Medicea di Castello.
A Lição de Anatomia do Dr. Tulp é uma pintura a óleo sobre tela de Rembrandt, pintada em 1632. É uma de suas obras mais famosas e revolucionárias.
Em 2 de julho de 1816 uma fragata francesa "A Medusa" encalhou próximo à costa de Marrocos e naufragou. Não havia número suficiente de botes salva-vidas. Os restos do navio foram a única balsa que manteve 149 pessoas vivas. A tempestade os arrastou ao mar aberto por mais de 27 dias sem rumo. A dramática experiência dos sobreviventes impressionou muito ao pintor, Theodore Gericault e ele realizou um estudo profundo dos detalhes do naufrágio para produzir esta pintura. Ele entrevistou os sobreviventes, os enfermos e inclusive viu os mortos. Horrorizado, reproduziu a íntima realidade humana nesta situacão, pintando o quadro "A Balsa de Medusa".
Marat assassinado ou A morte de Marat é uma tela de Jacques-Louis David pintada em 1793. Ela está exposta no Musées royaux des Beaux-Arts de Belgique em Bruxelas.
Criação de Adão é um afresco de 280 cm x 570 cm, pintado por Michelangelo Buonarroti por volta de 1511, que está no teto da Capela Sistina. A cena representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão.
Magritte nasceu em 1898 e morreu em 1967. Ao ser classificado de surrealista, reagiu e disse fazer uso da pintura com o objectivo de tornar visíveis os seus pensamentos. Magritte foi de facto um surrealista, mas foi também um pensador. O seu trabalho é sempre complexo e obriga ao raciocínio, à interpretação e ao estudo. Os quadros de Magritte não podem ser simplesmente vistos. Precisam ser pensados. Todo o surrealismo tem um trago de loucura que revela toda a genialidade. The Son of Man, (1926) é provavelmente um dos quadros mais famosos de Magritte. Ele define-o desta forma: "Tudo o que vemos esconde outra coisa, e nós queremos sempre ver o que está escondido pelo que vemos.
Pieter Cornelis Mondriaan, geralmente conhecido por Piet Mondrian (Amersfoort, 7 de Março de 1872 - Nova Iorque, 1 de Fevereiro de 1944) foi um pintor Holandês modernista. Participou do movimento artístico Neoplasticismo e colaborou com a revista De Stijl.
Maldalena Carmen Frida Kahlo (1907-1954), considerada a mais importante pintora mexicana. Frida Kablo é dona de uma biografia singular e de uma produção artística riquíssima a maior parte de sua obra é de auto retrato.
O Grito (no original Skrik) é uma pintura do norueguês Edvard Munch, datada de 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. O pano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-Sol. O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural.
O Pop Art é um movimento principalmente americano e britânico, sua denominação foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular da civilização ocidental, sobretudo os que eram provenientes dos Estados Unidos. Andy Warhol é considerado um dos principais artistas da Pop Art.
Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido como El Greco, ("O Grego") foi pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Assinava suas obras com o nome original, ressaltando sua origem. As célebres figuras alongadas dos quadros de El Greco, objeto de muitas polêmicas, e suas cenas religiosas revelam um pintar de grande espiritualidade.
Michelangelo Merisi da Caravaggio foi um pintor Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal de sua família, que ele adotou como nome artístico.
Nesse quadro do século XIX, a temática é claramente identificável como pertencente à Revolução Francesa. No centro, em destaque, aparece a personificação de um dos fatores da famosa "tríade" do ideário francês de"liberdade, igualdade e fraternidade": uma mulher do povo, os sans cullotes como ficaram conhecidos, incita os companheiros a seguir em frente. Quadro de Eugène Delacroix, 1830.
Vincent Willem van Gogh foi um pintor pós-impressionista neerlandês, freqüentemente considerado um dos maiores de todos os tempos. Sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contactos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, suicidando-se. A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição de 71 das suas telas em Paris, a 17 de Março de 1901. Somente após a sua morte sua obra foi amplamente reconhecida.
Depois dessa viagem pelos quadros mais famosos do mundo nada melhor que assistir um clip onde esses quadros sofrem uma reeleitura. Com muita originalidade a produtora francesa L’ogre fez o clipe da música “70 million”, da banda franco-americana Hold Your Horses. Os próprios integrantes do conjunto são usados na reconstrução de quadros famosos, e cada pintura viva vem acompanhada de uma interpretação bem diferente! Vale a pena conferir!
0 comentários:
Postar um comentário