Escutar a dupla Sandra Peres e Paulo Tatit já vai ser uma curtição. E você pode aliar a isso atividades prazerosas para que as crianças se aproximem da linguagem musical.
Uma boa canção desenvolve a audição e a musicalidade das crianças e ajuda a construir conhecimentos. Nela, as palavras “cantam” sobre a vida e a cultura. Aém de inspirar atividades que levam ao conhecimento e à experimentação da linguagem musical.
Para trabalhar o conceito de canção, gênero que integra música e poesia, é preciso escutar, cantar e analisar a letra. Pergunte o que é uma canção e quais eles conhecem. Que outros tipos de música existem? Essas questões podem ser pesquisadas e discutidas, valorizando as hipóteses das crianças. Cantarolar a melodia sem letra (com lá lá lá) foca a atenção nas variações melódicas.
A canção África gera estudos sobre a riqueza musical desse continente e estimula o trabalho com instrumentos de percussão (que podem ser construídos com materiais recicláveis, como tambores de lata recobertos de bexigas, borrachas e tecidos impermeabilizados com cola branca; garrafas com água; chocalhos; reco-recos de madeira ou papelão; paus-de-chuva etc.). Explore com a turma os modos de produzir sons (com baquetas, com as mãos, sacudidos, raspados etc.), classificando os instrumentos pelo timbre,pela altura ou pela capacidade de ressonância. É possível fazer um mapa da composição e registrar graficamente os timbres, os movimentos e os ritmos, mesmo sem conhecer a notação musical tradicional.
by.: Revista Escola
OUÇA A MÚSICA
Vocal
Instrumental
VEJA A LETRA
Vocal
Instrumental
VEJA A LETRA
África
Quem não sabe onde é o Sudão
saberá
A Nigéria o Gabão
Ruanda
Quem não sabe onde fica o Senegal,
A Tanzânia e a Namíbia,
Guiné Bissau
Todo o povo do Japão
Saberá
De onde veio o
Leão de Judá
Alemanha e Canadá
Saberão
Toda a gente da Bahia
sabe já
De onde vem a melodia
Do ijexá
o sol nasce todo dia
Vem de lá
Entre o Oriente e ocidente
Onde fica?
Qual a origem de gente?
Onde fica?
África fica no meio do mapa do mundo do
atlas da vida
Áfricas ficam na África que fica lá e aqui
África ficará
Basta atravessar o mar
pra chegar
Onde cresce o Baobá
pra saber
Da floresta de Oxalá
E malê
Do deserto de Alah
Do ilê
Banto mulçumanagô
Yorubá.
VEJA O VÍDEO
0 comentários:
Postar um comentário